Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Minha Opinião sobre Opinião

 Por Marcos R Pinnto*

Eu tenho certeza de que a opinião do outro é importante, pelo menos para ele próprio. E na maioria das vezes, essa opinião tem um forte motivo para existir. O problema que vejo é quando os motivos fortes são simplesmente a admiração por outra pessoa.

Ter admiração não é ruim. Pelo contrário, é muito bom admirar alguém. Mostra o quanto somos capazes de reconhecer os pontos fortes de uma pessoa. Mas, não é por isso que devemos copiar as opiniões da pessoa admirada e assumir que são nossas opiniões, sem nenhum fundamento.

Outra ocorrência não muito incomum é a opinião que se apoia em pontos contraditórios ou carregada de ambiguidades. Sabe aquela opinião que tem muitas exceções para ser? Ou ainda, aquelas opiniões que simplesmente são contrárias à nossa experiência ou ao raciocínio lógico.

O caso da opinião que se apoia em pontos contraditórios pode ser exemplificado de forma exagerada pela seguinte construção: “eu sei que todo gato é um felino, mas esse gato não é um felino”. Essa é uma opinião que usa um argumento que contradiz a afirmação de que o gato não é um felino. Além disso, a nossa experiência é desconsiderada pela afirmação.

Um caso de contrariedade do raciocínio lógico pode ser visto na seguinte construção: “no meu relacionamento, a vontade do outro é sempre respeitada”. Aqui não importa vontade de quê. Só haveria esse respeito se as vontades fossem iguais. Se as vontades são distintas, uma das duas está sendo afrontada. É óbvia a falta de lógica na afirmação, provavelmente dita com a intenção de amenizar a verdadeira mensagem que, provavelmente seria: se um dos dois não quer, os dois não fazem, seja lá o que for que queiram ou não fazer.

Se você prestar atenção, em muitos discursos, perceberá que muita gente fala de cadeira e de assento como se fossem dois sistemas avessos, cita trechos de especialistas renomados para confirmar sua opinião e prova, por a+b, que sua opinião está bem fundamentada. Pura falácia.

Mesmo assim, você, como bom ouvinte, deve respeitar a opinião do outro. Não importa o quanto estapafúrdia ou hilária ela pareça ser.


Um forte abraço e até breve!




----------------------------------------------------------

* Doutor e mestre em Engenharia Civil (recursos hídricos), especialista em EaD, professor de matemática, estudante de Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário