Para uma boa preparação é obrigatória a leitura do edital de abertura do concurso. Isso você pode fazer online na página do Cespe no seguinte link: www.cespe.unb.br/concursos/INSS_2015/arquivos/INSS_ED._1_ABT.PDF.
A segunda coisa a fazer é ORGANIZAR o horário de estudo e SEGUIR-LHE RIGOROSAMENTE.
No edital você vai encontrar o valor da inscrição (R$ 80,00 para analista com formação em SERVIÇO SOCIAL e R$ 65,00 para nível médio), o programa de estudo que para nível superior com formação em SERVIÇO SOCIAL é a seguinte:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Legislação Previdenciária;
- Legislação da Assistência Social, Saúde do(a) Trabalhador(a) e da Pessoa com Deficiência;
- Serviço Social.
E para nível médio:
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Seguridade Social.
Acha muito extensa a lista de assuntos para estudar? Bom, mesmo que você ainda não tenha iniciado sua preparação, ainda dá tempo de se preparar. Muita gente estuda um assunto vários meses antes e, próximo ao concurso, já esqueceu, e não está com tanta vantagem assim sobre você.
E ainda, a lei que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência é de julho de 2015. Além desta, há outras leis que sofreram alterações recentemente. Então, não motivo tem para desanimar.
A banca que está organizando o concurso é a CESPE, e as questões são do tipo CERTO ou ERRADO, valendo 1 ponto positivo se sua resposta coincidir com o gabarito e 1 ponto negativo se divergir. Caso sejam marcadas as duas opções para o mesmo item, isto é, C e E, àquele item será atribuída nota zero.
Alguns candidatos são tentados a marcar um item mesmo sem saber nada sobre aquele item. Em provas deste estilo isso não é recomendado.
Segundo o edital, será eliminado o candidato que se enquadrar em um dos itens:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Então, fica claro que marcar sem estar seguro do item somente valeria a pena se o candidato tivesse marcado menos de 10 questões na prova de conhecimentos básicos, ou menos de 21 na de específicos, ou, ainda, menos de 36 itens somando as duas provas.
Não vou arriscar um palpite sobre o número de pontos que você deve fazer para ficar dentro das vagas do concurso, porque isso depende de vários fatores. Mas lembre-se de que você irá responder a 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Específicos. Não encontrei a quantidade de itens por disciplina no edital.
Material na internet tem muito, inclusive as leis previstas no edital. Algumas são bem curtas, outras nem tanto. Um site confiável para ver as leis é o http://www4.planalto.gov.br/legislacao. Nele é possível fazer uma pesquisa incluindo o número da lei e o ano.
O último lembrete é que você vai fazer uma prova escrita, então, treine para fazer prova escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário